Cooperativa Veiling Holambra

Um pouco de História
No final dos anos 50, chegaram ao Brasil três famílias de agricultores holandeses. Estes pioneiros deram origem às primeiras plantações de flores em Holambra. Mais tarde, uma pequena cooperativa, formada por eles (parte da antiga cooperativa de produtores de Holambra, fundada em 1948), iniciou suas atividades comercializando e distribuindo flores. A partir de 1989, a cooperativa passou por uma importante mudança tecnológica adotando o nome de Veiling Flores e Plantas. Além da intermediação de produtos foi também implantado o sistema de vendas através de leilão reverso, conhecido como Klok.
Os produtos então passaram a ser adquiridos por empresas distribuidoras, levando nossas flores e plantas aos mais distantes pontos do Brasil. O ideal daqueles pequenos agricultores transformou-se assim no mais respeitável centro comercial do gênero na América, a Cooperativa Veiling Holambra, detendo hoje 45% da comercialização de flores e plantas no Brasil.
Em 1998, o conselho pressupôs que as atuais instalações não suportariam por muito mais tempo o fluxo crescente de produtos. Resultando na aquisição de um terreno para as novas instalações. Em julho de 2009 concretizou-se a realização de mais um sonho, a nova sede do Veiling Holambra.
Com uma estrutura totalmente planejada, a Cooperativa Veiling Holambra abriga hoje uma infraestrutura similar ao que há de mais avançado no mundo no setor de perecíveis.
Localizada no estado de São Paulo, entre os municípios de Holambra e Santo Antônio de Posse, o moderno complexo já é considerado um marco histórico para a floricultura brasileira e aponta o início de uma nova fase para o crescimento do setor no Brasil.
Este almejado projeto inclui a informatização completa do sistema comercial, como pregão eletrônico e informações on-line para seus Cooperados e Clientes. Com uma área extensa (80 hectares de terras), a construção já supera os 79 mil m2, onde 55% da área esta destinada aos Clientes. Possui rampas de carga e descarga, 4.568 m2 de câmaras frias com diferentes temperaturas e tribuna com três kloks, que realizam leilões simultâneos.
O ousado investimento veio de encontro às necessidades de seus cooperados e clientes e a demanda de mercado, atualmente com crescimento estimado em torno de 12% ao ano. Desenvolvimento este que só é possível graças ao grau de confiabilidade dos produtos brasileiros gerado pelo empenho de produtores, e profissionais especializados atuantes em todos os setores envolvidos no processo, desde produção, comercialização e distribuição, assegurando desta forma que os produtos cheguem ás mãos de Clientes e consumidores obedecendo aos mais altos padrões exigidos pelo mercado.
Atualmente a Cooperativa Veiling Holambra comercializa a produção de cerca de 400 fornecedores de pequeno, médio e grande porte, distribuídos em várias regiões do país, como: Holambra-SP e região, Atibaia-SP, Arujá-SP, Ibiúna-SP, Paranapanema-SP, Munhoz-MG, Andradas-MG, Rio de Janeiro-RJ, Recife-PE, Maceió-Al, entre outras. Havendo demanda para o produto, e interesse entre as duas partes (produtor e CVH), qualquer fornecedor pode comercializar seus produtos através da Cooperativa Veiling Holambra.
Com esta estrutura, a CVH atende a 550 clientes diretos que representam grande parte da demanda do mercado nacional, recebendo em média 300 clientes por dia, apenas em seus leilões.
As novidades do Veiling estão por conta da conclusão de seu imponente complexo, prevista para meados de 2013. Um ambicioso projeto, moderno e avançado com padrões internacionais trazendo para o Brasil o que há de mais atual para abrigar produtos, serviços e negócios no mercado mundial de flores e plantas. Quando concluída esta área contará com:
• 800.000 metros quadrados de área;
• 91.000 metros quadrados de área construída;
• 64.000 metros quadrados de área climatizada;
• 446 terminais de compra na tribuna do leilão;
• 450 vagas para carga e descarga;
• 4.600 metros quadrados de área de câmara fria;
• 3.500 metros quadrados de salas para clientes.
No final dos anos 50, chegaram ao Brasil três famílias de agricultores holandeses. Estes pioneiros deram origem às primeiras plantações de flores em Holambra. Mais tarde, uma pequena cooperativa, formada por eles (parte da antiga cooperativa de produtores de Holambra, fundada em 1948), iniciou suas atividades comercializando e distribuindo flores. A partir de 1989, a cooperativa passou por uma importante mudança tecnológica adotando o nome de Veiling Flores e Plantas. Além da intermediação de produtos foi também implantado o sistema de vendas através de leilão reverso, conhecido como Klok.
Os produtos então passaram a ser adquiridos por empresas distribuidoras, levando nossas flores e plantas aos mais distantes pontos do Brasil. O ideal daqueles pequenos agricultores transformou-se assim no mais respeitável centro comercial do gênero na América, a Cooperativa Veiling Holambra, detendo hoje 45% da comercialização de flores e plantas no Brasil.
Em 1998, o conselho pressupôs que as atuais instalações não suportariam por muito mais tempo o fluxo crescente de produtos. Resultando na aquisição de um terreno para as novas instalações. Em julho de 2009 concretizou-se a realização de mais um sonho, a nova sede do Veiling Holambra.
Com uma estrutura totalmente planejada, a Cooperativa Veiling Holambra abriga hoje uma infraestrutura similar ao que há de mais avançado no mundo no setor de perecíveis.
Localizada no estado de São Paulo, entre os municípios de Holambra e Santo Antônio de Posse, o moderno complexo já é considerado um marco histórico para a floricultura brasileira e aponta o início de uma nova fase para o crescimento do setor no Brasil.
Este almejado projeto inclui a informatização completa do sistema comercial, como pregão eletrônico e informações on-line para seus Cooperados e Clientes. Com uma área extensa (80 hectares de terras), a construção já supera os 79 mil m2, onde 55% da área esta destinada aos Clientes. Possui rampas de carga e descarga, 4.568 m2 de câmaras frias com diferentes temperaturas e tribuna com três kloks, que realizam leilões simultâneos.
O ousado investimento veio de encontro às necessidades de seus cooperados e clientes e a demanda de mercado, atualmente com crescimento estimado em torno de 12% ao ano. Desenvolvimento este que só é possível graças ao grau de confiabilidade dos produtos brasileiros gerado pelo empenho de produtores, e profissionais especializados atuantes em todos os setores envolvidos no processo, desde produção, comercialização e distribuição, assegurando desta forma que os produtos cheguem ás mãos de Clientes e consumidores obedecendo aos mais altos padrões exigidos pelo mercado.
Atualmente a Cooperativa Veiling Holambra comercializa a produção de cerca de 400 fornecedores de pequeno, médio e grande porte, distribuídos em várias regiões do país, como: Holambra-SP e região, Atibaia-SP, Arujá-SP, Ibiúna-SP, Paranapanema-SP, Munhoz-MG, Andradas-MG, Rio de Janeiro-RJ, Recife-PE, Maceió-Al, entre outras. Havendo demanda para o produto, e interesse entre as duas partes (produtor e CVH), qualquer fornecedor pode comercializar seus produtos através da Cooperativa Veiling Holambra.
Com esta estrutura, a CVH atende a 550 clientes diretos que representam grande parte da demanda do mercado nacional, recebendo em média 300 clientes por dia, apenas em seus leilões.
As novidades do Veiling estão por conta da conclusão de seu imponente complexo, prevista para meados de 2013. Um ambicioso projeto, moderno e avançado com padrões internacionais trazendo para o Brasil o que há de mais atual para abrigar produtos, serviços e negócios no mercado mundial de flores e plantas. Quando concluída esta área contará com:
• 800.000 metros quadrados de área;
• 91.000 metros quadrados de área construída;
• 64.000 metros quadrados de área climatizada;
• 446 terminais de compra na tribuna do leilão;
• 450 vagas para carga e descarga;
• 4.600 metros quadrados de área de câmara fria;
• 3.500 metros quadrados de salas para clientes.
O sistema de comercialização está organizado de três formas:
a) Através de Leilão Reverso (Veiling): sistema de pregão diário, onde compradores disputam lotes em igualdade de condições.
b) Lance Klok (CVHNET): sistema que permite que os clientes deem lances futuros via internet para produtos que serão comercializados no leilão do dia seguinte.
c) Através de Intermediação: compradores e produtores estabelecem contratos entre si, estipulando quantidades e preços por um prazo determinado, sempre com o aval do Veiling (Departamento Comercial);
a) Através de Leilão Reverso (Veiling): sistema de pregão diário, onde compradores disputam lotes em igualdade de condições.
b) Lance Klok (CVHNET): sistema que permite que os clientes deem lances futuros via internet para produtos que serão comercializados no leilão do dia seguinte.
c) Através de Intermediação: compradores e produtores estabelecem contratos entre si, estipulando quantidades e preços por um prazo determinado, sempre com o aval do Veiling (Departamento Comercial);
Leilão (Klok)
O
principal sistema de comercialização do Veiling é o Leilão. O relógio, também
conhecido como Klok, é o coração do sistema comercial da Cooperativa Veiling
Holambra. O Klok exibe todas as informações referentes ao produto no momento da
venda, permitindo a comercialização de grandes quantidades de produtos em tempo
recorde.Este modelo foi inspirado no modelo de leilão reverso originário na Holanda, onde já existe desde 1887 e foi implantado no Brasil a partir de 1989. Em abril de 1997 o Veiling passou por uma mudança tecnológica significativa quando instalou o sistema de relógio eletrônico de origem Belga. Atualmente são utilizados três Kloks – painéis projetados que realizam vendas simultâneas de produtos em corte, vaso e plantas ornamentais. Este sistema permite a venda de grandes lotes de produtos com grande rapidez, sendo a agilidade sua principal característica. Hoje acontecem mais de 14 mil transações por dia, num tempo médio de 1,15 segundos cada uma.
Como funciona?
Dentro do Veiling existe um auditório com mesas para cada comprador, que possuem um teclado pequeno (teclado de compra) com comandos que acionam a parada do leilão
Em frente, como uma espécie de palco, existe um corredor por onde desfilam flores e plantas, divididas em lotes numerados de acordo com sua qualidade, tipo e produtor, puxados através de um sistema de "trenzinho" (máquina empilhadeira), para a escolha do comprador, que também já pôde observá-los antes do leilão se iniciar.
O Veiling é um tipo de leilão efetuado através de um único lance, que tem o seu pregão de preços praticados ao contrário, através de um relógio digital, ou seja, o lote entra para leilão, o relógio marca o seu preço inicial, que varia de acordo com a procura, e em seguida esse relógio digital vai mostrando sempre um preço decrescente, até que algum comprador pare o leilão através do botão (no teclado de compra) em sua mesa e adquira aquele lote. O sistema interrompe as ofertas automaticamente, impedindo uma dupla compra.
O próximo lote do mesmo produto, de acordo com a procura (número de compradores que acionaram seus botões), terá o seu preço inicial alterado, a partir de um patamar mais elevado, reiniciando assim o processo de oferta de preços decrescentes.
Já que os preços vão caindo sempre mais, não seria mais “esperto” que os compradores deixassem o preço cair ao máximo ou zerar, para aí levar o lote de graça? Vamos entender bem o sistema:
• Existe um preço mínimo, que já foi determinado pelo Veiling e pelo produtor/vendedor, sendo assim, abaixo daquele valor o lote é retirado do pregão. A fim de manter e dar credibilidade ao sistema os lotes não poderão ser comercializados sob nenhuma hipótese e seu destino poderá ser a incineração, a transformação em adubo orgânico ou doação para eventos beneficentes, ressalvando-se que mesmo nesses eventos não poderão ser comercializados, servindo apenas para a ornamentação;
• Os compradores têm que atender as necessidades de seus consumidores, por isso tentam comprar, sempre pelo melhor preço o produto que sua clientela deseja, mas, por outro lado, como saber se aquele lote também não é do interesse do comprador ao lado ou se o preço mínimo já não está no próximo valor e ele perderá então a sua oportunidade de compra? Movido por essas e outras considerações é que ele acaba acionando o botão quando o produto atende suas especificações e o preço está justo.
• Como o sistema é muito ágil e rápido, pois são comercializados em média 1.500 lotes em apenas 3 horas e entre a apresentação do lote, seu pregão, compra ou retirada do mercado, não se passa mais de 3 segundos, nem dá tempo para muitas considerações ou “armações” entre os compradores e ou vendedores. É por isso que os compradores têm que ser previamente cadastrados e treinados. Normalmente são grandes atacadistas e/ou grandes floriculturas dos estados de SP, RJ e MG que compram grande quantidade de flores e plantas, a exemplo dos grandes atacadistas do Ceasa.
Em média, um lote é adquirido a cada 1, 5 segundo.
As informações de venda são divulgadas e transmitidas aos setores, vinculados ao sistema, no mesmo instante em que o cliente efetua a compra. Em pouco tempo, os produtos são liberados e carregados nos caminhões estacionados nas docas e plataformas.
O sistema de comercialização via Leilão Reverso é fundamentado na concentração diária de oferta e procura de flores e plantas ornamentais em um mesmo lugar.
Além da eficácia, o sistema de leilão ainda permite compras simultâneas para diversas empresas por um mesmo operador logístico. Desta forma, empresas distantes podem participar dos leilões diários de forma presencial através de seus representantes legais. (Outra forma de participação à distância é a opção Lance klok).
Vantagens neste tipo de negociação
• É um mecanismo de formação de preços;
• Escoa grandes quantidades de produtos rapidamente;
• Obtenção de Feedback imediato do mercado;
• Acompanhamento em tempo real das vendas geradas via leilão;
• Este sistema permite que o produto seja distribuído para diferentes clientes, em várias regiões do país.
Como funciona?
Dentro do Veiling existe um auditório com mesas para cada comprador, que possuem um teclado pequeno (teclado de compra) com comandos que acionam a parada do leilão
Em frente, como uma espécie de palco, existe um corredor por onde desfilam flores e plantas, divididas em lotes numerados de acordo com sua qualidade, tipo e produtor, puxados através de um sistema de "trenzinho" (máquina empilhadeira), para a escolha do comprador, que também já pôde observá-los antes do leilão se iniciar.
O Veiling é um tipo de leilão efetuado através de um único lance, que tem o seu pregão de preços praticados ao contrário, através de um relógio digital, ou seja, o lote entra para leilão, o relógio marca o seu preço inicial, que varia de acordo com a procura, e em seguida esse relógio digital vai mostrando sempre um preço decrescente, até que algum comprador pare o leilão através do botão (no teclado de compra) em sua mesa e adquira aquele lote. O sistema interrompe as ofertas automaticamente, impedindo uma dupla compra.
O próximo lote do mesmo produto, de acordo com a procura (número de compradores que acionaram seus botões), terá o seu preço inicial alterado, a partir de um patamar mais elevado, reiniciando assim o processo de oferta de preços decrescentes.
Já que os preços vão caindo sempre mais, não seria mais “esperto” que os compradores deixassem o preço cair ao máximo ou zerar, para aí levar o lote de graça? Vamos entender bem o sistema:
• Existe um preço mínimo, que já foi determinado pelo Veiling e pelo produtor/vendedor, sendo assim, abaixo daquele valor o lote é retirado do pregão. A fim de manter e dar credibilidade ao sistema os lotes não poderão ser comercializados sob nenhuma hipótese e seu destino poderá ser a incineração, a transformação em adubo orgânico ou doação para eventos beneficentes, ressalvando-se que mesmo nesses eventos não poderão ser comercializados, servindo apenas para a ornamentação;
• Os compradores têm que atender as necessidades de seus consumidores, por isso tentam comprar, sempre pelo melhor preço o produto que sua clientela deseja, mas, por outro lado, como saber se aquele lote também não é do interesse do comprador ao lado ou se o preço mínimo já não está no próximo valor e ele perderá então a sua oportunidade de compra? Movido por essas e outras considerações é que ele acaba acionando o botão quando o produto atende suas especificações e o preço está justo.
• Como o sistema é muito ágil e rápido, pois são comercializados em média 1.500 lotes em apenas 3 horas e entre a apresentação do lote, seu pregão, compra ou retirada do mercado, não se passa mais de 3 segundos, nem dá tempo para muitas considerações ou “armações” entre os compradores e ou vendedores. É por isso que os compradores têm que ser previamente cadastrados e treinados. Normalmente são grandes atacadistas e/ou grandes floriculturas dos estados de SP, RJ e MG que compram grande quantidade de flores e plantas, a exemplo dos grandes atacadistas do Ceasa.
Em média, um lote é adquirido a cada 1, 5 segundo.
As informações de venda são divulgadas e transmitidas aos setores, vinculados ao sistema, no mesmo instante em que o cliente efetua a compra. Em pouco tempo, os produtos são liberados e carregados nos caminhões estacionados nas docas e plataformas.
O sistema de comercialização via Leilão Reverso é fundamentado na concentração diária de oferta e procura de flores e plantas ornamentais em um mesmo lugar.
Além da eficácia, o sistema de leilão ainda permite compras simultâneas para diversas empresas por um mesmo operador logístico. Desta forma, empresas distantes podem participar dos leilões diários de forma presencial através de seus representantes legais. (Outra forma de participação à distância é a opção Lance klok).
Vantagens neste tipo de negociação
• É um mecanismo de formação de preços;
• Escoa grandes quantidades de produtos rapidamente;
• Obtenção de Feedback imediato do mercado;
• Acompanhamento em tempo real das vendas geradas via leilão;
• Este sistema permite que o produto seja distribuído para diferentes clientes, em várias regiões do país.
Lance Klok (CVHNET)
Este mecanismo de comercialização oferecido pelo Veiling Holambra permite que o cliente consulte antecipadamente pela internet os lotes de produtos que irão para Leilão no dia seguinte. Após consulta, o cliente poderá escolher os produtos que são de seu interesse e dar seu lance via internet.
Com este sistema o cliente antecipa seu lance para a compra de qualquer produto relacionado no leilão do dia seguinte, dando todas as especificações de rotina. Durante a realização do leilão, caso o preço do referido produto alcance o valor lançado pelo cliente na Internet, a venda é concluída automaticamente para este cliente. Os lances via internet são válidos da mesma forma como se o cliente estivesse presente: se alguém der lance maior durante a realização do klok, ele perde o produto, do contrário, é vendido a ele.
Vantagens neste tipo de negociação
• Este sistema permite que o cliente participe dos leilões mesmo a distância.
• Acompanhamento em tempo real das vendas geradas via leilão.
Com este sistema o cliente antecipa seu lance para a compra de qualquer produto relacionado no leilão do dia seguinte, dando todas as especificações de rotina. Durante a realização do leilão, caso o preço do referido produto alcance o valor lançado pelo cliente na Internet, a venda é concluída automaticamente para este cliente. Os lances via internet são válidos da mesma forma como se o cliente estivesse presente: se alguém der lance maior durante a realização do klok, ele perde o produto, do contrário, é vendido a ele.
Vantagens neste tipo de negociação
• Este sistema permite que o cliente participe dos leilões mesmo a distância.
• Acompanhamento em tempo real das vendas geradas via leilão.
Intermediação
Na intermediação os fornecedores disponibilizam seus produtos em quantidades e preços pré-definidos. Os clientes podem solicitar produtos e negociar as melhores condições de preço, prazo e pagamento. São fechados contratos de compra e venda, em curto, médio e longo prazo, entre produtores e clientes. Nestes contratos, além de estabelecido preço e quantidades, também são determinadas em comum acordo, as data de entrega e os prazos de pagamento.
Vantagens neste tipo de negociação
• Permite o relacionamento próximo com o cliente;
• Garantia de bons negócios para fornecedores e clientes;
• Os contratos de Intermediação possibilitam o planejamento da produção;
• Com a Intermediação a CVH e seus fornecedores, conseguem suprem as necessidades dos diversos perfis de clientes;
• A Intermediação também identifica e facilita a busca e o desenvolvimento por novos nichos de mercado.
Vantagens neste tipo de negociação
• Permite o relacionamento próximo com o cliente;
• Garantia de bons negócios para fornecedores e clientes;
• Os contratos de Intermediação possibilitam o planejamento da produção;
• Com a Intermediação a CVH e seus fornecedores, conseguem suprem as necessidades dos diversos perfis de clientes;
• A Intermediação também identifica e facilita a busca e o desenvolvimento por novos nichos de mercado.
Qualidade
O controle de qualidade dos produtos comercializados pelo Veiling começa ainda na fase de produção, através de orientações e visitas regulares aos produtores. Sua finalização acontece na chegada dos produtos à CVH com a conferência, verificação de padrão e classificação, quando eles são entregues para a comercialização.
Hoje, o Veiling trabalha com três níveis de classificação de qualidade;
A1 - qualidade ótima
A2 - qualidade boa
B - qualidade regular
O Veiling não admite produtos de qualidade inferior a "B".
Por outro lado, não só a qualidade é evidenciada no processo de padronização dos produtos comercializados, outros itens também são analisados como: quantidade, número de hastes por maço, peso do maço e outros. A apresentação do produto, também é um item importante a ser verificado. Os produtos devem estar devidamente embalados, com identificação clara do nome do produto e do produtor. Bem como, informações importantes referentes a produtos não comestíveis, contato SAC e outros que se fizerem necessários.
A qualidade é um dos grandes diferenciais do Veiling em relação a outros mercados. Desde que começou a operar, o Veiling Holambra ditou padrões no mercado nacional e que atualmente servem de referência ao mercado sul americano. As ações em prol da qualidade estão em constante evolução, muitas vezes superando as exigências destes mercados.
Desta forma, recebendo produtos de qualidade, o mercado como um todo passa a ter parâmetros cada vez mais exigentes, por isso os critérios de qualidade estão sempre em constante atualização.
Formado por uma equipe de técnicos agrícolas com ampla experiência na produção de flores e plantas, o departamento de qualidade é responsável pelo desenvolvimento de padrões de qualidade, implementando, acompanhando e ajustando os critérios estabelecidos. Neste sentido, o departamento desenvolveu ações permanentes para assegurar a continuidade de seu trabalho.
• Para desenvolver ou atualizar os padrões de qualidade, são realizadas pesquisas constantes entre fornecedores e clientes diretos e indiretos.
• Cada produto possui características próprias, portanto seus critérios de qualidade são específicos. Os critérios comuns a todos os produtos são: sanidade (ausência de pragas, doenças e seus sintomas), limpeza, embalagens adequadas, etc.
• São realizados treinamentos de funcionários dos produtores, para que estes tenham conhecimento dos critérios e procedimentos de qualidade.
• A equipe responsável também realiza a avaliação da qualidade por amostragem assim que os produtos chegam ao Veiling. Apesar de todos os produtos já virem classificados do produtor, no Veiling sua qualidade é confirmada. Caso a classificação do produtor não corresponder aos critérios estabelecidos, esta deverá ser revista pelo produtor.
• A equipe do setor de qualidade visita propriedades de novos fornecedores para avaliar seus produtos e suas condições de entrega, além de realizar assessoria no treinamento dos funcionários sobre os critérios de avaliação dos produtos.
Hoje, o Veiling trabalha com três níveis de classificação de qualidade;
A1 - qualidade ótima
A2 - qualidade boa
B - qualidade regular
O Veiling não admite produtos de qualidade inferior a "B".
Por outro lado, não só a qualidade é evidenciada no processo de padronização dos produtos comercializados, outros itens também são analisados como: quantidade, número de hastes por maço, peso do maço e outros. A apresentação do produto, também é um item importante a ser verificado. Os produtos devem estar devidamente embalados, com identificação clara do nome do produto e do produtor. Bem como, informações importantes referentes a produtos não comestíveis, contato SAC e outros que se fizerem necessários.
A qualidade é um dos grandes diferenciais do Veiling em relação a outros mercados. Desde que começou a operar, o Veiling Holambra ditou padrões no mercado nacional e que atualmente servem de referência ao mercado sul americano. As ações em prol da qualidade estão em constante evolução, muitas vezes superando as exigências destes mercados.
Desta forma, recebendo produtos de qualidade, o mercado como um todo passa a ter parâmetros cada vez mais exigentes, por isso os critérios de qualidade estão sempre em constante atualização.
Formado por uma equipe de técnicos agrícolas com ampla experiência na produção de flores e plantas, o departamento de qualidade é responsável pelo desenvolvimento de padrões de qualidade, implementando, acompanhando e ajustando os critérios estabelecidos. Neste sentido, o departamento desenvolveu ações permanentes para assegurar a continuidade de seu trabalho.
• Para desenvolver ou atualizar os padrões de qualidade, são realizadas pesquisas constantes entre fornecedores e clientes diretos e indiretos.
• Cada produto possui características próprias, portanto seus critérios de qualidade são específicos. Os critérios comuns a todos os produtos são: sanidade (ausência de pragas, doenças e seus sintomas), limpeza, embalagens adequadas, etc.
• São realizados treinamentos de funcionários dos produtores, para que estes tenham conhecimento dos critérios e procedimentos de qualidade.
• A equipe responsável também realiza a avaliação da qualidade por amostragem assim que os produtos chegam ao Veiling. Apesar de todos os produtos já virem classificados do produtor, no Veiling sua qualidade é confirmada. Caso a classificação do produtor não corresponder aos critérios estabelecidos, esta deverá ser revista pelo produtor.
• A equipe do setor de qualidade visita propriedades de novos fornecedores para avaliar seus produtos e suas condições de entrega, além de realizar assessoria no treinamento dos funcionários sobre os critérios de avaliação dos produtos.
Logística
A agilidade na comercialização de flores e plantas é de suma importância, já que se trata de produtos vivos, bastante perecíveis. Sendo assim, o tempo que esses produtos levam para chegar da produção às mãos do consumidor é crucial para garantir sua durabilidade.
Caminho das Flores Até o consumidor final:
PRODUTOR – VEILING – DISTRIBUIDOR – VAREJISTA – CONSUMIDOR
O projeto estrutural do Veiling considerou vários fatores de segurança relevantes em relação aos produtos trabalhados. Além da questão da temperatura, outros itens de primordial importância foram levados em conta como, conseguir o melhor desempenho no controle fitossanitário e rapidez e eficiência na carga e descarga de flores e plantas. O recinto onde os produtos circulam é isolado de outras atividades, como escritórios, departamento comercial ou outras onde há o envolvimento ou a circulação de pessoas, como por exemplo, visitas que se realizavam em suas dependências.
A logística interna do Veiling foi desenvolvida e planejada de acordo com as necessidades do mercado, visando sempre diminuir o tempo entre produtor e consumidor, mas garantindo sempre a integridade física do produto. Para isto foram criados sistemas de rastreamento interno, que permitem localizar o produto em qualquer ponto de sua comercialização ou expedição dentro do complexo Veiling. Boletas adesivas com informações sobre a negociação do produto, comprador, volume e outros, acompanham o produto até o momento de sua expedição. Além destes, outros programas exclusivos foram criados, como os indicadores eletrônicos para docas, que sinalizam a liberação das rampas de recebimento de produtos para a acoplagem dos caminhões, facilitando e agilizando a entrada do produto na CVH.
Caminho das Flores Até o consumidor final:
PRODUTOR – VEILING – DISTRIBUIDOR – VAREJISTA – CONSUMIDOR
O projeto estrutural do Veiling considerou vários fatores de segurança relevantes em relação aos produtos trabalhados. Além da questão da temperatura, outros itens de primordial importância foram levados em conta como, conseguir o melhor desempenho no controle fitossanitário e rapidez e eficiência na carga e descarga de flores e plantas. O recinto onde os produtos circulam é isolado de outras atividades, como escritórios, departamento comercial ou outras onde há o envolvimento ou a circulação de pessoas, como por exemplo, visitas que se realizavam em suas dependências.
A logística interna do Veiling foi desenvolvida e planejada de acordo com as necessidades do mercado, visando sempre diminuir o tempo entre produtor e consumidor, mas garantindo sempre a integridade física do produto. Para isto foram criados sistemas de rastreamento interno, que permitem localizar o produto em qualquer ponto de sua comercialização ou expedição dentro do complexo Veiling. Boletas adesivas com informações sobre a negociação do produto, comprador, volume e outros, acompanham o produto até o momento de sua expedição. Além destes, outros programas exclusivos foram criados, como os indicadores eletrônicos para docas, que sinalizam a liberação das rampas de recebimento de produtos para a acoplagem dos caminhões, facilitando e agilizando a entrada do produto na CVH.
Curiosidades
Veiling é palavra holandesa para designar leilão.
Desde 2008, quando se iniciou a crise nos EUA, o Veiling deixou de fazer exportações.
Hoje, a CVH comercializa cerca de 3.500 tipos de flores e plantas. Com seus diferenciais - tipos de cortes, tamanhos de vaso, etc. -, cores e apresentações, consegue oferecer um total de mais de 6.500 tipos de produtos diferentes.
Desde 2008, quando se iniciou a crise nos EUA, o Veiling deixou de fazer exportações.
Hoje, a CVH comercializa cerca de 3.500 tipos de flores e plantas. Com seus diferenciais - tipos de cortes, tamanhos de vaso, etc. -, cores e apresentações, consegue oferecer um total de mais de 6.500 tipos de produtos diferentes.
O Sistema Veiling na Holanda
O sistema Veiling teve início na Holanda, em 1887. Este sistema é apenas um dos componentes de uma comercialização altamente sofisticada, cujos principais aspectos operacionais são os seguintes: estrutura cooperativista, rigoroso estabelecimento de padrões de qualidade, centralização dos atos comerciais e fluxo eficiente de informações.
Os produtores holandeses, associados e clientes cooperativistas, comercializam exclusivamente através do veiling, como acontece aqui no Brasil. Ou seja, eles programam suas entregas diárias e investem alto em tecnologia. Esta é a grande diferença em termos de qualidade e variedade.
O interessante é que na Holanda, especificamente, toda uma economia secundária de apoio desenvolveu-se em torno dos veilings, para dar infraestrutura a este crescimento produtivo: fabricantes de estufas; empresas de informática; seguradoras; agências bancárias; entidades de pesquisa, assistência técnica, entre outras.
Lá, além do mercado interno ser muito forte, há um enorme potencial externo e graças à competitividade dos produtores são gerados produtos de qualidade superior conquistando até os consumidores mais exigentes. O êxito do Veiling Holambra está diretamente ligado a este sucesso exemplar. Operando através do mesmo sistema, apenas com uma única diferença: o mercado ainda não está plenamente desenvolvido. Na Europa, a tecnologia e os recursos avançadíssimos fazem a principal diferença. Regiões produtoras de todo o mundo, por exemplo, fornecem flores e plantas para os veilings da Holanda, onde os produtos são distribuídos para todos os países europeus, Ásia e América Latina, com permanente sucesso. Aqui estamos caminhando a passos largos, tendo em vista o amplo e sólido desenvolvimento do mercado brasileiro. Grandes investimentos e a procura por tecnologia e profissionalismo faz com que cada vez mais a cadeia de flores e plantas se estabeleça como um segmento economicamente rentável trazendo empresas já consagradas internacionalmente e formando profissionais de ponta em nosso país.
Os produtores holandeses, associados e clientes cooperativistas, comercializam exclusivamente através do veiling, como acontece aqui no Brasil. Ou seja, eles programam suas entregas diárias e investem alto em tecnologia. Esta é a grande diferença em termos de qualidade e variedade.
O interessante é que na Holanda, especificamente, toda uma economia secundária de apoio desenvolveu-se em torno dos veilings, para dar infraestrutura a este crescimento produtivo: fabricantes de estufas; empresas de informática; seguradoras; agências bancárias; entidades de pesquisa, assistência técnica, entre outras.
Lá, além do mercado interno ser muito forte, há um enorme potencial externo e graças à competitividade dos produtores são gerados produtos de qualidade superior conquistando até os consumidores mais exigentes. O êxito do Veiling Holambra está diretamente ligado a este sucesso exemplar. Operando através do mesmo sistema, apenas com uma única diferença: o mercado ainda não está plenamente desenvolvido. Na Europa, a tecnologia e os recursos avançadíssimos fazem a principal diferença. Regiões produtoras de todo o mundo, por exemplo, fornecem flores e plantas para os veilings da Holanda, onde os produtos são distribuídos para todos os países europeus, Ásia e América Latina, com permanente sucesso. Aqui estamos caminhando a passos largos, tendo em vista o amplo e sólido desenvolvimento do mercado brasileiro. Grandes investimentos e a procura por tecnologia e profissionalismo faz com que cada vez mais a cadeia de flores e plantas se estabeleça como um segmento economicamente rentável trazendo empresas já consagradas internacionalmente e formando profissionais de ponta em nosso país.
Colaboração: Veiling Holambra