Tipos de Moinhos
Standerdmolen (Moinho de Caixa Giratória)

É, sem dúvida, o mais antigo tipo de moinho de vento que existe no país, utilizado desde o ano de 1.200 como fábrica de farinha – função que predominantemente segue tendo até hoje. A caixa retangular do moinho repousa sobre uma árvore ou um eixo sólido de madeira em pé, chamado "standerd", sobre o qual este é girado para orientar sua frente ao vento. O "standerd" é sustentado a partir do solo com fortes vigas duplas. A base do moinho de caixa giratória "aberta" é completamente descoberta, e, ao contrário, quando é coberto total ou parcialmente é chamado de "fechado" ou "semi-fechado". Estes são encontrados em diferentes províncias dos Países Baixos, como Groningen, Overijssel, Gelderland, Zeeland, Noord-Brabant e Limburg e um em Zuid-Holland.
Wipmolen (Moinho Basculante)

Este tipo de moinho é baseado no de caixa giratória. A caixa retangular aqui é menor e a base piramidal é maior (mais alta). O eixo (standerd) torna-se um consistente cone de madeira, sobre o qual repousa a caixa giratória. A maior parte dos moinhos basculantes são de drenagem e estão localizados principalmente no sul da Holanda (± 80), Utrecht ocidental e ao oeste de Noord-Brabant. Na província de Friesland se encontra um tipo menor de moinho basculante, chamado de "Spinnekop" ou cabeça de aranha.
Weidemolentje (Moinho de Prado) ou Aanbrengertje

O Moinho de Prado ou "Aanbrengertje" é também um moinho de drenagem ou deságue, mas sua função se limita a elevar a água de terrenos situados a níveis baixos a canais de nível superior ao nível geral do polder. São relativamente pequenos e são encontrados principalmente no norte da Holanda.
Tjasker

O "Tjasker" é um moinho que é usado tanto para a drenagem como para irrigação, geralmente de canaviais. Sua forma é totalmente diferente dos tipos clássicos de moinho, sendo formado por um longo eixo, onde em uma extremidade estão situadas as pás, e na outra (inferior) há um parafuso ou rosca circular (parafuso de Arquimedes) presa a um cilindro de madeira chamado barril. O movimento de rotação das pás é transmitido diretamente ao parafuso e ao barril. O Tjasker é um moinho que é orientado para o vento na sua totalidade. Este tipo de moinho só se encontra originalmente no norte de Overijssel e, por sua construção, é chamado de Tjasker de suporte ou de cavalete.
Paltrok

Também o "Paltrok" é um moinho que é orientado para o vento na sua totalidade, sendo este o único ponto em comum com o tipo descrito acima. Sua origem e desenvolvimento teve lugar na região do rio Zaan, onde havia um grande número deles. É exclusivamente serrador e é fechado somente na parte dianteira (de frente para o vento), enquanto que as laterais e a parte traseira são abertas.
Este moinho deve seu nome a sua forma característica, que lembra a roupa da moda daquele tempo e muitas vezes usada por refugiados anabatistas da região alemã de Palz. O "Palzrock" (= casaco de Palz) deu seu nome a este tipo de moinho, transformando-se depois em "Paltrok" na linguagem popular. Infelizmente, existem apenas quatro moinhos Paltrok das centenas que antes embelezavam a paisagem.
Este moinho deve seu nome a sua forma característica, que lembra a roupa da moda daquele tempo e muitas vezes usada por refugiados anabatistas da região alemã de Palz. O "Palzrock" (= casaco de Palz) deu seu nome a este tipo de moinho, transformando-se depois em "Paltrok" na linguagem popular. Infelizmente, existem apenas quatro moinhos Paltrok das centenas que antes embelezavam a paisagem.
Grondzeilers (Moinhos de Rasante)

Moinhos de Rasante estão localizados em lugares onde o vento não tem de superar obstáculos de importância. São construídos diretamente no solo, de onde eles são manipulados. Na Frísia são encontrados com regularidade os moinhos de rasante com casco giratório, utilizados para drenagem e são comumente chamados de "moinho do frade”.
Stellingmolens (Moinhos Sobrelevados)

Nas cercanias de arvoredos e prédios altos que poderiam servir como uma barreira ao vento, foram construídos moinhos sobre um pedestal ou base elevada de modo que as pás permanecessem em uma altura adequada para receber o vento. Para ajustar as lonas e recolhê-las, e para orientar o moinho ao vento e colocar o freio, se construía uma plataforma em torno do moinho. A parte inferior era frequentemente usada como um armazém. Este tipo de moinho é facilmente reconhecido pela sua altura e a plataforma ao seu redor. Especialmente com seus 33 metros de altura, como os cinco moinhos de Schiedam.
Berg- of Beltmolen (Moinhos de Monte)

O monte artificial de areia na base deste tipo de moinho tem a mesma função que a galeria do moinho sobrelevado, isto é, facilitar o manejo das pás, do mecanismo de orientação e do freio. Ao nível do terreno se encontra uma entrada e saída para as matérias-primas e produtos acabados. Costumam ser moinhos de farinha.
Torenmolens (Moinhos de Torre)

É muito provável que este moinho de tijolo, de forma cilíndrica, tenha sido introduzido na Holanda pelos cruzados, que encontraram este tipo de moinho nos países mediterrâneos. Eles nunca formaram um grande número no país e hoje há apenas quatro exemplares deles.
Zes- of Achterkante Houten Bovenkruiers (Moinhos Hexagonais ou Octogonais de Madeira com Calota Giratória)

Este grupo de moinhos é formado por uma grande variedade, cuja característica comum é que a sua parte superior, a calota, pode ser orientada ao vento. Estes moinhos octogonais, grandes e sólidos, com mecanismo de orientação na própria calota, aparecem particularmente no norte da Holanda (por exemplo em Schermer, Zijpe e Haze) e colocam uma nota peculiar à paisagem sóbria dos polderes.
Nos modelos com roda exterior também se gira a calota para orientar suas pás ao vento, mas isso é feito do lado de fora do moinho.
Nos modelos com roda exterior também se gira a calota para orientar suas pás ao vento, mas isso é feito do lado de fora do moinho.
Achtkante en Ronde Stenen Bovenkruiers (Moinhos Cilíndricos e Octogonais de Tijolos com Calota Giratória)

Estes moinhos são construídos de tijolos e sua forma é redonda ou octogonal. Devido a seu grande peso, estes moinhos se estendem pouco pela parte oeste do pais, onde o solo é mais mole.